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Perder Peso - Dietas e receitas para emagrecer

Saiba mais de como perder peso e emagrecer de forma saudável. Dietas e receitas para ficar elegante para o Verão.

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24 Jun, 2015

Roda dos alimentos

Roda dos alimentos

 A Roda dos Alimentos ajuda-o a escolher e a combinar os alimentos que devem fazer parte da sua alimentação diária. É constituída por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na sua alimentação diária.

Neste artigo vamos ajudá-lo a comprar de forma inteligente, alimentos dos vários grupos da Roda dos Alimentos, deve fazer escolhas saudáveis e a preços acessíveis.

Roda dos Alimentos

Todos os diferentes grupos da Roda dos Alimentos têm funções e particularidades especificas na nossa alimentação. Os alimentos que pertencem ao grupo dos Cereais, derivados e tubérculos são fornecedores de energia, para além de serem ricos em fibras, vitaminas (complexo B) e sais minerais (magnésio e ferro).

Os alimentos do grupo dos Hortícolas e Fruta são fornecedores insubstituíveis de minerais, algumas vitaminas, antioxidantes e fibras. O consumo de quantidades adequadas destes alimentos possui um efeito protector para um elevado números de doenças, entre as quais: obesidade, doenças cardiovascular, alguns tipos de cancro, diabetes tipo 2, obstipação e deficiências de vitaminas e/ou minerais.

O grupo do Leite e derivados, destaca-se o facto destes alimentos serem grandes fornecedores de cálcio, fósforo, vitaminas do complexo B e proteínas de elevado valor biológico.

Na Roda dos Alimentos temos ainda o grupo da Carne, pescada e ovos, ricos em minerais (ferro e zinco), vitaminas (vitamina B12) e fonte de proteínas de qualidade.

As Leguminosas têm também uma grande importância na Roda dos Alimentos, podendo mesmo, substituir os alimentos do grupo da carne, pescada e ovos em algumas refeições, fornecendo hidratos de carbono de absorção lenta, de proteínas de origem vegetal de qualidade e boa fonte de fibras, minerais (magnésio e ferro) e vitaminas (complexo B).

Por último, temos ainda na Roda dos Alimentos o grupo das Gorduras e óleos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, possuindo efeitos benéficos quando consumidos nas proporções recomendadas, fornecem ácidos gordos essenciais e são o veículo para a ingestão de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).

O número de porções diário recomendado pela Roda dos Alimentos depende das necessidades energéticas individuais.
As crianças de 1 a 3 anos devem guiar-se pelos limites inferiores e os homens activos e rapazes adolescentes pelos limites superiores. A restante população deve ter como referência os valores intermédios.

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